terça-feira, 11 de outubro de 2011

Cartão-postal

Hoje iniciámos a escrita no nosso livro "Escreve o teu livro"... 


Tenho a certeza que vamos ter escritores!
Gostei da criatividade de alguns e aposto que outros se vão empenhar mais nas próximas atividades de escrita.
Começámos com a escrita de um postal...

cartão-postal é uma simplificação da carta. Trata-se de um pequeno retângulo de papelão fino, com a intenção de circular pelo Correio sem envelope, tendo uma das faces destinada ao endereço do destinatário, postagem do selo, mensagem do remetente e na outra alguma imagem.
A vantagem dos postais, como também são conhecidos, é o porte de valor inferior ao das cartas comuns e a dispensa do uso do envelope tornava a correspondência mais fácil e mais barata.
Os primeiros cartões-postais emitidos (hoje conhecidos como inteiros–postais) eram de monopólio oficial e já vinha selados. Com o decorrer dos anos outros países passaram a autorizar as indústrias a imprimirem cartões-postais para circularem pelos correios depois de serem devidamente selados no valor do porte fixado.

 
Correspondência Postal - compreende as cartas, os bilhetes postais, os impressos, os pacotes postais e os cecogramas. São considerados objectos postais tudo o que for transportado pelo carteiro e não pertença a nenhuma das categorias já referidas anteriormente, o percurso que o carteiro faz pelas ruas das cidades, das vilas ou das aldeias, chama-se Giro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário