terça-feira, 8 de fevereiro de 2011

Indisciplina e Agressividade na nossa ESCOLA

Há ou não indisciplina nas escolas?
Há ou não agressividade entre alunos?
Há ou não agressões verbais e/ou físicas de alunos ou encarregados de educação contra professores e auxiliares de acção educativa?


Que causas podem ser apontadas para esta situação? 


Alunos violentos, indisciplinados, que demonstram falta de interesse, desrespeitam colegas e professores é algo cada vez mais constante nas nossas escolas. Os motivos da indisciplina podem ser extrínsecos à aula , tais como problemas familiares, inserção social ou escolar, excessiva protecção dos pais, carências sociais, forte influência de ídolos violentos, etc. Nestes casos o professor pouco pode fazer.É impossível apontar uma única causa para tantos problemas, mas é imprescindível a necessidade de estarmos constantemente reflectindo, pensando em soluções e assumindo posturas afim de  podermos garantir uma melhor aprendizagem para os nossos alunos.

2 comentários:

  1. Olá professora Mafalda e alunos, somos os Curiosos à Vista, alunos da professora Ana Cristina da EB1 de Abrunheira. Encontrámos o vosso blogue e gostámos muito, parabéns. Beijinhos grandes de todos nós para todos vós.

    ResponderExcluir
  2. É ainda imprescindivel que nós pais saibamos como falar com os nossos filhos.É importante criar um clima de confiança em que os nossos filhos possam contar o de de bom ou menos bom acontece, e de que forma isso os afecta.
    Tantos motivos que têm de ser avaliados e acima de tudo aos quais devemos estar SEMPRE atentos

    ResponderExcluir