quarta-feira, 16 de fevereiro de 2011

Comunicação Aumentativa

Ainda de volta do Dia dos Namorados, ontem, dia 15 fomos surpreendidos com um presentinho dos nossos coleguinhas ESPECIAIS... Não é que eles também andaram de volta da história "O Sapo Apaixonado"?!
Só que esta história teve uma adaptação para que estes meninos a pudessem entender. Então, a Profª Rosa passou este livro, resumidamente, para Comunicação Aumentativa. 
Hum, vamos lá ver se conseguimos entender o que é isto de Comunicação Aumentativa?!

Muitas pessoas não são capazes de comunicar através da fala, o que nos leva necessariamente à questão: como é que alguém que não fala pode comunicar?
Crianças ou adultos que apresentam determinadas patologias como a deficiência mental ou motora, o autismo, a paralisia cerebral ou outras perturbações da linguagem necessitam de um modo de comunicação não oral alternativo ou complementar à fala. A dificuldade em comunicar pode acarretar consequências já que a comunicação é fundamental na interacção social, pois é através dela que concretizamos aquilo que pensamos e sentimos. Para aquelas pessoas que não conseguem falar, a comunicação alternativa ou aumentativa poderá ser o seu único meio de expressão. 

 “Comunicação alternativa é qualquer forma de  comunicação diferente da fala e usada por um indivíduo em contextos de comunicação frente a frente. Os signos gestuais e gráficos, o código Morse, a escrita, etc., são formas alternativas de comunicação para indivíduos que carecem da capacidade de falar ou seja, é um sistema que substitui a fala.  A Comunicação Aumentativa significa comunicação complementar ou de apoio. A palavra ‘aumentativa’ sublinha o facto de o ensino das formas alternativas de comunicação ter um duplo 
objectivo: promover e apoiar a fala e garantir uma  forma de comunicação alternativa se a pessoa não aprender a falar. "

Depois de uma breve explicação, não há nada como ver... Aqui está o presentinho que recebemos!








Nenhum comentário:

Postar um comentário