A ideia deste blog é partilhar experiências, momentos, trabalhos... para além dos muros escolares.
terça-feira, 26 de abril de 2011
Vamos descobrir o significado?
Considera-se, em termos gerais, que esta revolução trouxe a liberdade ao povo português (denominando-se "Dia da Liberdade" o feriado instituído em Portugal para comemorar a revolução).
O dia 25 de Abril é feriado porque se comemora a Liberdade. Portugal passou a ser uma Democracia em
vez de uma Ditadura.
Deixo-vos a música que em 25 de Abril de 1974 lançou as tropas portuguesas para a rua.
Era o inicio do golpe de Estado. Acabava a Ditadura...
Ditadura ou Democracia?
Sabem porque é que dia 25 de Abril é especial?
É especial porque foi o dia em que nasceu a Democracia. Antes de nascer a Democracia viviamos numa Ditadura.
Mas afinal o que é a Democracia e a Ditadura?
Se na escola vos mandam fazer um ditado, como é?
Uma pessoa dita e vocês têm de escrever o que ela dita. Mas tem de ser igualzinho! Se não for igualzinho têm má nota.
E se quiserem dar a vossa opinião? Se quiserem escolher o que escrever, como é que fazem?
Pois é! É na composição. Nela podem contar o que vos apetecer.
A Ditadura é como o ditado, não podem escolher, têm de fazer o que vos dizem sem reclamar senão podem ser presos.
A Democracia é como a composição, podem dar a vossa opinião, podem escolher o que quiserem.
Em Portugal antes do dia 25 de Abril de 1974, havia uma Ditadura e nesse dia uns militares que não queriam aquela Ditadura, fizeram a revolução e foi então que nasceu a Democracia.
O 25 de Abril para os mais novos
Houve uma altura em Portugal, que as pessoas que cá viviam não eram livres.
Não eram livres de falar, de discordar, não eram livres de dar a sua opinião. Tinha de se ter muito cuidado com o que se dizia e com o que se escrevia. Se não o fizessem iam presos. Mas vários grupos de homens e mulheres de grande coragem começaram a revoltar-se e apesar de muitos terem ido presos, muitos continuaram a reunir-se em segredo e um dia conseguiram reunir forças para libertar o país desse governo a que chamava Ditadura porque os homens só podiam fazer o que lhes era ditado.
Nesse dia muita gente festejou com os soldados que libertaram o país. Os homens que lideraram a revolução ficaram conhecidos como os capitães de Abril.
E mais importante ainda, a nossa liberade foi conquistada sem se derramar sangue. Sem ter havido uma morte sequer.
Uma florista que ia a passar levava cravos na mão e começou a oferecê-los aos soldados. Assim o 25 de Abril é festejado como o dia da liberdade em Portugal e os cravos são o seu símbolo.
Espero que saibam merecer a vossa liberdade que a tanto custo foi conquistada.
Palavras Cruzadas - Símbolos da Páscoa
Será que leste com atenção a informação sobre os símbolos da Páscoa??? Vamos ver se consegues fazer esta CRUZADINHA:
Páscoa
Já passámos a Páscoa e por esta altura encontrámos os símbolos da Páscoa por todo o lado, desde os ovos da Páscoa, o coelhinho da Páscoa, o cordeiro da Páscoa ou pascal, o círio pascal, os peixes, os sinos e as vestes brancas usadas mas o que talvez nem toda a gente se pergunte é qual será a simbologia, o significado destes símbolos tipicamente pascais.
A palavra PÁSCOA teve a sua origem na palavra derivada do “pessach” ”passagem”, o que na cultura hebraica é dado o significado de fim da escravidão e início da libertação dos judeus episódio retratado na bíblia pela travessia do Mar Vermelho, que se abre através das mão de Moisés para dar passagem aos filhos de Israel até à Terra Prometida.
Na religião cristã, a Páscoa representa a ressurreição de Jesus Cristo
Vamos lá ver quem conhece toda esta simbologia?!
Os principais Símbolos da Páscoa
Ovos de Páscoa
As lendas são muito variadas acerca do ovo da Páscoa, nas culturas pagãs este marcava o inicio da vida, na cultura chinesa por sua vez estes eram utilizados para efectuar trocas entre amigos por altura da primavera representando a renovação da vida.
Por fim e quiçá a mais conhecida seja a lenda persa em que segundo consta teria caído um ovo gigante na terra e por isso os ovos passaram a ser sagrados
A tradição dos ovos da Páscoa
Noutros tempos os ovos eram cozidos e pintados mas foram substituídos pelos ovos de chocolates devido à proibição no consumo de carne animal, pela religião cristã, durante o período da quaresma.
Cordeiro Páscoa
Ao cordeiro o mais antigo símbolo da Páscoa simboliza a aliança efectuada entre Deus e o povo judeu durante a Páscoa da antiga lei.
Para a religião cristã, o cordeiro representa o próprio Jesus, inclusive presente na orações durante as missas:
"Cordeiro de Deus, que tira o pecado do mundo......"
Círio Pascal
O Círio Pascal é aquela vela grande que é tradição acender nas igrejas, durante o sábado de aleluia que carrega a seguinte mensagem“Cristo é a luz dos povos” em alusão a ressurreição de Cristo das trevas para iluminar o nosso caminho.Girassol
O girassol, associado a Páscoa, simboliza a busca incessante da luz que representa Jesus Cristo,
Pão e Vinho (Trigo e uva)
O pão resultante do e o vinho da uva , durante a antiguidade, foram a refeição e a bebida mais habitual em muitos povos.
Cristo quando institui a celebração da Eucaristia utilizou estes alimentos como forma de marcar a sua presença constante por entre todas pessoas .
Por isto tanto o pão como o vinho são os símbolos da aliança eterna do Criador e criatura bem como a sua presença entre nós.
Sino
O sino é um símbolo inerente à Páscoa. Durante o domingo de Páscoa, é habitual o sino pelas nossas aldeias da beira tocarem a rebate nas capelas e igrejas anunciando com alegria a celebração da ressurreição de Cristo.
VESTES BRANCAS
As vestes brancas utilizadas pelas pessoas durante a visita pascal Simbolizam ALEGRIA E a PAZ pois a Ressurreição é um momento de mudança
Perante isto, espero que todos tenham tido uma Feliz Páscoa
Recomeço
Pois é querido Clube, o tempo passa a correr..dois períodos já passaram, agora vamos recomeçar!
Amanhã lá estaremos todos juntos novamente para "travarmos a última Batalha"!!!
Peço desculpa por ter estado tanto tempo sem vir aqui... mas tive que "me obrigar" a fazer uma pausa, e agora que todos nós temos as baterias carregadas vamos com muita força dar o nosso melhor no 3º período, apostando seriamente no estudo, trabalho e empenho... Agora já falta muito pouco para terminarmos o ano...temos que trabalhar muito para conseguirmos bons resultados!!
Em Formação Cívica vamos continuar a mostrar que cada dia que passa podemos SEMPRE tornarmo-nos melhores pessoas.
Combinado?!
Até já...
Um grande beijinho
Amanhã lá estaremos todos juntos novamente para "travarmos a última Batalha"!!!
Peço desculpa por ter estado tanto tempo sem vir aqui... mas tive que "me obrigar" a fazer uma pausa, e agora que todos nós temos as baterias carregadas vamos com muita força dar o nosso melhor no 3º período, apostando seriamente no estudo, trabalho e empenho... Agora já falta muito pouco para terminarmos o ano...temos que trabalhar muito para conseguirmos bons resultados!!
Em Formação Cívica vamos continuar a mostrar que cada dia que passa podemos SEMPRE tornarmo-nos melhores pessoas.
Combinado?!
Até já...
Um grande beijinho
sexta-feira, 1 de abril de 2011
Como utilizar o Relógio de Sol
Como utilizar o Relógio de Sol
O relógio de Sol que construímos é composto por três peças que se encaixam umas nas outras. Duas das peças formam o suporte e a terceira peça é o mostrador onde se projecta a sombra e se lêem as horas.
O suporte possui um vértice (ponta) que deve ser orientada para o Sul de forma a que a sombra indique as horas de forma correcta (podemos utilizar uma bússula para encontrar o Sul ou procurar o local onde se encontra o sol ao meio dia,12h00, pois ele estará na direção Sul a essa hora).
Depois de encaixar as peças e de orientar o relógio como indicado, só temos que esperar que o Sol desponte e ler o número romano atingido pela sombra.
Relógio de Sol
Chegou a Primavera e os alunos da prof Mafalda construíram um relógio de sol.
Será que podemos ver as horas à noite?
E quando está nevoeiro?
Será que podemos ver as horas à noite?
E quando está nevoeiro?
A partir do dia 20 de Março (1º dia da Primavera) os dias começaram a ser maiores do que as noites. Isto quer dizer que o sol nasce cada vez mais cedo e deita-se cada vez mais tarde. A duração do dia vai sendo cada vez maior até ao primeiro dia do Verão (21 de Junho). Depois, os dias começam novamente a ficar mais curtos. Este fenómeno deve-se à inclinação de eixo da terra e repete-se todos os anos.
Assinar:
Postagens (Atom)