segunda-feira, 7 de março de 2011

DIA INTERNACIONAL DA MULHER 2011 – CENTENÁRIO

DIA INTERNACIONAL DA MULHER 

Celebra-se no próximo dia 8 de Março, pela centésima vez, o Dia Internacional da Mulher.


Em 1903, nos Estados Unidos, as mulheres já realizavam trabalhos remunerados, mas os empregos delas não eram os mesmos dos homens e os salários eram bem menores. Então, as operárias das indústrias de tecidos de Nova York começaram a lutar por seus direitos e pelo direito de poder votar nas eleições.

No último domingo de fevereiro de 1908, as mulheres socialistas americanas iniciaram o primeiro Dia da Mulher, e protestaram por melhores condições.

Em 1910, aconteceu a Segunda Conferência Internacional de Mulheres Socialistas, em Copenhagen, na Dinamarca. Foi aí que a socialista alemã Clara Zetkin propôs às mulheres do mundo inteiro que a Conferência se realizasse sempre no mesmo dia todos os anos, para pressionar por seus direitos.

No ano de 1914, o Dia Internacional da Mulher, na Alemanha, aconteceu por acaso no dia 8 de Março e lutava pelo direito de voto das mulheres.

Mas há um outro acontecimento que, provavelmente, definiu o dia 8 de Março como o Dia Internacional da Mulher. Nesse dia, no ano de 1917, as operárias russas tiveram uma participação importante nas ações que levaram à Revolução Russa de 1917.

Porém, somente na Conferência Internacional das Mulheres Comunistas de 1921, uma mulher búlgara propôs o 8 de Março como a data oficial das mulheres. Então, desde 1922, o Dia Internacional da Mulher é comemorado nesse dia e, é um símbolo da luta das mulheres por seus direitos na sociedade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário